Buscar no Google

terça-feira, 5 de julho de 2011

Historia do Hapkido e outras informações

HAPKI-DÔ – sua História e seus mestres
Há muito tempo atrás,cerca de 4300 anos, surgia na Coréia uma forma de luta mortal. Séculos após, o povo da Coréia foi unificado sob o governo da Rainha Chin Heung. Mas nos anos subseqüentes, seu país foi dilacerado por guerras e insurreições.
Durante a dinastia Silla, sentia-se que a segurança de muitos, encontrava-se na força, na resistência física e mental de alguns poucos escolhidos. Cada rei reunia ao seu redor um grupo de elite de jovens da nobreza, cavaleiros que eram muito bem disciplinados, aderiram a um restrito código de ética e eram extremamente hábeis na arte de matar com suas mãos vazias.
A arte marcial destes homens que mais tarde se autodenominou Hwarang-do reinou por 200 anos. Então começaria o primeiro indício do aparecimento de técnicas que posteriormente constituiria o Hapki-do.
A situação geográfica da Coréia localizada entre o Japão e a China fez com que esse País fosse invadido diversas vezes por essas duas potências. Isso fez com que a Coréia sofresse influências na sua cultura e costumes. O grande precursor e idealizador desta Arte Marcial foi Grão Mestre Choi Yong Sul, que nasceu em 20 de julho de 1904 na província de Chung Buk, na Corea do Sul. Ele foi uma vítima da ocupação japonesa e quando pequeno foi levado para o Japão para trabalhar como servo de uma família local. Posteriormente, Choi foi adotado como aluno de Sogaku Takeda, famoso mestre da espada e Aikijujitsu. Takeda era um dos últimos samurais que ainda praticava desafios pelo Japão.
Alguns documentos citam a convivência de Choi e Morihei Ueshiba fundador do Aiki-do, pois ambos foram alunos do grande mestre Takeda em mesma época. Isso talvez possa explicar a semelhança dos dois estilos, seus golpes são muito semelhantes, mas com posturas e aplicações diferentes.
Um ano após o final da guerra e o fim da ocupação japonesa na Coréia, Choi retorna a sua terra natal. Nesse período a Coréia passava por uma grande evolução nas Artes Marciais, o Taekyun, Hwarang-do, Subak-do , Tangsoo-do entre outras, eram exemplo desta evolução.
Por muitos anos Choi Yong Sul se interessou pelo Taekyun (nos dias de hoje conhecido como Taekwon-do) e outros estilos como o Hwarang-do e boxe chinês. Juntando sua técnica do Daito Ryu Aiki Jutsu da escola Takeda. Em 1948 criou o HAPKI-DO: HAP (conjunto) KI ( energia interior) DO (caminho) : A arte do poder coordenado.

O HAPKIDO NO BRASIL

Em 1972 chega oficialmente em São Paulo o Mestre Park Sung Jae 6º Dan, mandado pelo na época presidente da Korea Hapkido Association o Grão Mestre Myung Kwang Sik, com o seu próprio estilo, o Hapkido Jung Do Kwan "tradicional", " mais . Após a morte de Myung, Park se torna 9º Dan o grau mais elevado na América do Sul na época.
Ele foi apresentado por um grupo de Aikido e foi convidado especialmente para dar aulas ao exército brasileiro, tendo iniciado seu trabalho no 2o GCAM90 Quitaúna (Osasco).
O número de praticantes no Brasil vem crescendo bastante com destaque especial para São Paulo, mas precisam se unir mais ainda para o fortalecimento desta nobre Arte Marcial. Hoje em dia o Hapkido é uma das Artes Marciais mais poderosa que existe, com sua diversidade possui em média 3.860 técnicas de defesa pessoal.
Os iniciantes se defendem de ataques de pegadas e agarramentos, evoluindo contra ataques de golpes livres de chutes e socos.
Em nível mais avançado, se prepara para defesas de armas brancas e de fogo, já se utilizando não só do seu próprio corpo, como também de objetos variados como bastões longos e curtos, caneta, toalha, faixa, bengala e leque.
Os uniformes chamados doboks (lDobôs) são desenhados a dar facilidade aos movimentos dos membros e de tecido resistente e leve para os movimentos aéreos e rápidos que o Hapkido exige.
Na Federação Brasileira de Hapkido Tradicional as graduações são em 6 faixas – branca, amarela, verde azul, vermelha e preta até o 10º DAN, sendo que os alunos vão recebendo os gubs (pontas coloridas) da faixa posterior.
Nos treinos são praticadas as técnicas de respiração para energizar e aquecer o corpo, alongamentos de todos os membros do corpo, exercício aeróbicos, técnicas de chute, soco, quedas e rolamentos e por fim as técnicas de defesa para situações reais de agressões possíveis de ocorrerem na realidade das ruas nos dias atuais.
O Hapkido como em outras artes marciais trabalha técnicas pelo uso da energia, da força do agressor contra ele mesmo, mantendo nos movimentos o equilíbrio do corpo.
Em geral se prepara para ser atacado em postura de defesa para em seguida surpreender o atacante com uma seqüência típica do Hapkido:
* esquivas e bloqueios * contra-golpes (torções, pontos vitais, balões,chaves, chutes, socos, etc.) * finalizações do corpo do agressor e suas armas
NA POP: Quedas e rolamentos, sabendo cair e assim não se machucar.
KOKI: Técnicas das torções nas articulações, quando se é agarrado ou segurando objetivo que possa ferir.
TERIGUI: Técnica de bater. Utilizada para combates a média e curta distância com socos, chutes, cotoveladas, etc. Se completa com torções ou imobilizações do adversário, tirando a força, reflexo e concentração do adversário, facilitando a defesa ou contra-ataque..
DONDIGUI:agarramento
PANTOGUI: Técnica de solo, muito eficiente quando a luta começa em cima e acaba no solo.
Todas as técnicas do HAPKIDO devem ser usadas harmonicamente umas com as outras. Se não for dessa forma, não é HAPKIDO, pois ele é incompleto em si mesmo.
PRINCÍPIOS DO HAPKIDO
YU (ÁGUA) - adaptabilidade – penetração total na defesa do oponente de maneira flexível e adaptável. Ela encontra muitas barreiras, obstáculos, mas se molda a eles, sem parar de correr.
WON (CÍRCULO) - movimentação natural e contínua – utilizar e desviar a força do oponente através das ações circulares -, o círculo também simboliza a trajetória do praticante, que tem por objetivo progredir em seus treinamentos sempre retornando às origens.

WA (HARMONIA)
- o elemento principal do treinamento. Não se deve opor à força do oponente, mas sim aproveitá-la. Nos treinos de hapkidô deve existir uma combinação simultânea de mente, corpo, situação e técnica.
A aplicação destas técnicas têm seu emprego em diversas áreas não só para o praticante no tatame como artista marcial, mas ainda em empresas que prestam serviços de segurança pessoal e patrimonial e forças policiais e forças armadas de todo o mundo, desde a guarda presidencial da Coréia do Sul, FBI, forças especiais coreanas e em organizações militares e de segurança no Brasil.

A BANDEIRA DA CORÉIA DO SUL
CIRCULO - dividido igualmente e em perfeito balanço:
YANG/YING – antigo símbolo do Universo: fogo e água, dia e noite, luz e escuridão, construção e destruição, masculino e feminino, ativo e passivo, calor e frio, mais e menos, etc.
FUNDO BRANCO – IDEAL DE PAZ E HARMONIA
OS TRIGRAMAS CÉU-Creativo (kun) TERRA - receptivo (kon) ÁGUA –perigo traiçoeiro (kam) FOGO- amor fiel (yi)
A bandeira simboliza o ideal do povo coreano no desenvolvimento eterno da harmonia com o Universo.
                                         
                                            Vou postar agora a sequencia de faixas do hapkido

Espero que tenham gostado do post e se houver algum erro no post com relação as informações mande um email para nós!
 Boa noite a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Template templates gratis Template Cinemateca, Criado Por: Katatempla.